jan 19

Anéis tarifários em Recife

Além dos anéis A, B, D e G, Recife já teve vários outros anéis tarifários nos ônibus.

Anel C: Das linhas “normais” era o anel mais caro, com o passar do tempo, se tornou absurdamente cara, sem contar que muitas de suas linhas, com o sei foram desmembradas em duas ou três linhas menores, então em 2004 foi extinta e todas suas poucas linhas, passaram a ser tarifa B.

Anel E: Era utilizado exclusivamente nos ônibus elétricos, e durante sua existência no plano real, sempre custou dez centavos a menos que o anel A. Com a extinção destes ônibus, ainda sobreviveu por algum tempo nas linhas do elétrico, que agora eram operadas por ônibus diesel, até a EMTU extingui lo também.

Anel F: anterior ao SEI, era utilizado em poucas linhas com percurso muito grande que não era possível por no anel C, na época, era vinte centavos mais caro que o anel C.

Anel S: Era o anel mais barato de todos e o utilizado até recentemente exclusivamente na cidade de Olinda em ônibus que faziam percurso curto. foi extinto há alguns anos, na época custava 70 centavos.

Como a tendência eh a extinção desses anéis e adoção de tarifa única, será cada vez mais raro ouvir sobre eles…

image

set 17

Integrações temporais com o Cartão VEM

Você sabe todas as integrações temporais com isenção da segunda passagem que são possíveis com o Cartão VEM? Eu também não…

O Grande Recife bem que podia deixar isso mais claro.

Vejam algumas:
Apenas VEM Trabalhador e Comum
Linha 072 – Candeias (Opcional) <–> Linha 160 Gaibú / Barra de Jangada

VEM Trabalhador, Comum e estudante:
Linha 916 – Ouro Preto/Joana Bezerra <–> BRT Leste-Oeste
Linha 431 – Cidade Universitária <–> BRT Leste-Oeste
Linha 125 – Corrego da Gameleira/TI Neves <–> Linha 110 Ibura/Ipsep ou Linha 190 UR11/Ipsep

image_gallery
Vale lembrar que a integração só ocorre se você validou o VEM no bloqueio do BRT. caso você venha do metro ou de outra linha e entrou no BRT pelo terminal de Camaragibe, não terá direito a integração.

Outra coisa que vale destacar eh que não existe a figura da integração tripla com a linha 913-Ouro Preto. caso você venha do metro, valide o vem já com o desconto na integração metrô-ônibus, não terá a isenção quando entrar no BRT.

jun 11

Creditos expirados do VEM ESTAMOS PAGANDO PELO CONGELAMENTO DA TARIFA

Screenshot_2014-06-11-12-20-45

Para quem não está entendendo toda essa confusão com o VEM, eu vou explicar nos mínimos detalhes:

Ate 2007, os créditos eletrônicos do antigo sistema de bilhetagem eletrônica (da TACOM) possuíam validade de 30 dias, fato esse herdado desde a época dos vale transportes de papel. seguindo pressões da sociedade, principalmente dos órgãos de defesa do consumidor, que clamava que os créditos não tivessem validade, o então presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte/Oficial , que na época ainda era EMTU, Dílson Peixoto, assinou a Portaria 133/2007, extinguindo a validade dos créditos eletrônicos, portaria esta que transcrevo aqui.

PORTARIA No 133/2007

O Diretor Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/Recife, no uso de suas atribuições,

CONSIDERANDO que o artigo 18 da Portaria 247/2002 restringe direitos fundamentais dos usuários do Sistema Automático de Bilhetagem Eletrônica;

CONSIDERANDO que o prazo de validade dos créditos do Passe Estudantil estipulado na redação do artigo 18, da Portaria 247/2002 violou o art. 51, incisos II, IV e XV do CDC;

CONSIDERANDO o inciso III, do artigo 8o, da seção I, Capítulo III, da Portaria no 247, determina a competência da EMTU/Recife, para fixar prazos de validade dos créditos eletrônicos gerados, para efeito de sua venda,

R E S O L V E:

I – Revogar o item 1, da Portaria no 284/2001, que estabelece prazo de validade dos créditos do Passe Estudantil e do Vale Transporte eletrônico, de 60(sessenta) dias, fora o mês do carregamento;

II – Revogar o artigo 18, da Portaria no 247/2002, que determina o prazo de 90(noventa) dias de validade dos créditos eletrônicos do Passe Estudantil;

III – Estabelecer que a validade dos créditos do Passe Estudantil e do Vale Transporte Eletrônicos serão por tempo indeterminado;

IV – Determinar que esta Portaria entre em vigor a partir da data de sua assinatura;

V – Revogar as disposições em contrário.

Recife, 30 de março de 2007.
DIRETOR PRESIDENTE
Dilson de Moura Peixoto Filho.

Acontece que, desde que o Governador Eduardo Campos assumiu, ele vem tentando de todas as formas mudar as regras de como transporte metropolitano do Recife é gerido, e com isso gerando vários aborrecimentos, mas o estopim foram os protestos dos ano passado pelo não aumento da passagem, como os transporte não se sustenta sem aumentos, ele descobriu que existia uma mina de ouro de créditos antigos que poderiam ser expirados para “compensar” a perda de arrecadação com a tarifa congelada. o que o governador fez? editou uma lei sem pé nem cabeça, expirando créditos que as pessoas e empresas tinham comprado baseando-se na legislação anterior que estava em vigor. essa lei é tão absurda, que afronta todos os princípios legais tais como “uma lei não pode retroagir para uma situação que prejudique o consumidor, mudando uma regra que existia numa relação de consumo que aconteceu anteriormente a sua vigência”

A lei 15190/2013 mudou o texto da lei 14474/2011, em seu artigo 17, que tratava da expiração dos créditos.

O Texto era:
Art. 17. Fica o CTM autorizado a regular a validade dos créditos da venda de bilhetes.

Passou a ser:
Art. 17. Os créditos oriundos das vendas antecipadas de bilhetes do STPP/RMR, sejam créditos de VEM Estudante, VEM Comum, VEM Trabalhador ou de qualquer outro tipo de vale existente ou a ser criado, quer tais créditos já tenham sido adquiridos, quer sejam adquiridos após a publicação desta Lei, todos têm validade de 180 (cento e oitenta) dias corridos. (Redação alterada pelo art. 1º da Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013.)

Parágrafo único. Os valores decorrentes da caducidade dos bilhetes adquiridos antecipadamente estabelecida no caput devem ser apropriados pelo STPP/RMR e utilizados da seguinte forma: (Acrescido pelo art. 1º da Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013.)

I – se houver subsídios tarifários instituídos por quaisquer dos entes consorciados nos termos do art. 26 da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, tais valores devem ser utilizados para cobrir os montantes correspondentes aos concessionários do STPP/RMR conforme critérios de cálculo estabelecidos nos instrumentos de concessão de operação do STTP/RMR; (Acrescido pelo art. 1º da Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013.)

II – inexistindo subsídios tarifários, desde que a conta garantia apresente saldo positivo superior a 4 (quatro) meses de arrecadação tarifária do STPP/RMR e sendo o CTM entidade dependente nos termos do art. 2º, inciso III, da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, tais valores devem ser apropriados pelo CTM para custear as despesas com manutenção do STP/RMR ou com a manutenção dos bens públicos afetados ao STPP/RMR; (Acrescido pelo art. 1º da Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013.)

III – inexistindo subsídio tarifário, desde que a conta garantia apresente saldo positivo superior a 4 (quatro) meses de arrecadação tarifária do STPP/RMR e não sendo o CTM entidade dependente, tais valores devem ser apropriados pelo CTM e devem ser utilizados unicamente para custear investimentos no STPP/RMR. (Acrescido pelo art. 1º da Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013.)

Ou seja, NOS ESTAMOS PAGANDO COM NOSSOS CREDITOS VENCIDOS O CONGELAMENTO DA TARIFA!

O absurdo jamais visto neste estado.

fev 27

Documentos para viajar.

Essa semana, minha avó foi barrada ao tentar embarcar com sua bisneta numa viagem interestadual.
Não podemos nunca esquecer que documentos são necessários para viajar, e mesmo assim, temos que nos certificar se aqueles documentos atendem, no caso da minha avó, os dos país precisam assinar um documento autorizando a viagem da menor.
Outro erro comum, eh quando viajamos para um país que não exige visto, pois eh necessário que o passaporte tenha validade de algum tempo depois de sua volta. Por exemplo, para a europa, seu passaporte precisa ter três meses de validade contados do dia de sua volta. Até nos casos que não se exige passaporte, como todos os países da América do sul que aceitam apenas nossas carreiras de identidade, alguns países como a argentina exigem que seu RG tenha menos de 10 anos de expedido.

De qualquer forma. Sempre verifique a documentação necessária antes de viajar. Fica aqui a dica.

nov 09

Teste de foto

image

Enviado do WordPress para Android

nov 08

A que ponto chega o egoismo das pessoas.

Hoje peguei um ônibus com a parte traseira descoberta (sem outbus) sendo possível ver o que acontecia atrás do ônibus.
Ao chegar na Imbiribeira, que agora esta com faixa exclusiva de ônibus, havia engarrafamento nas pistas dos carros, e a faixa de ônibus, claro, fluía.
Um carro de repente invade a faixa de ônibus e segue por ela. vale lembrar que o carro pode adentrar a faixa por no máximo um quarteirão para fazer uma conversão, mas não foi isso que aconteceu, mais de 5 quarteirões e o carro seguindo na faixa de ônibus…
De repente, uma equipe da CTTU em motos aparece, e o cara, logo entra no primeiro estacionamento que vê, para enganar os agentes de transito.
Os agentes, esperaram um pouco para ver se alguém saia do carro, mas não foi isso que aconteceu, então os agentes saíram do local, e logo que eles foram embora o carro saiu do estacionamento e continuou na faixa.
O cara eh tão burro, que , apesar da Imbiribeira não ter sistema eletrônico pra multar quem invade a faixa (isso esta sendo providenciado) há câmeras de segurança em praticamente toda sua extensão, logo ele foi flagrado passando mais de um quarteirão na faixa.
Se ele vai ou não ser multado, não sei, mas que isso eh uma atitude cômica (utilizar de um artificio tão antigo para enganar a fiscalização) e trágica (A pessoa ser tão egoísta ao ponto de prejudicar o transporte coletivo), mostrando que não é so culpa dos políticos, os motivos que fazem este país não andar pra frente.
2_2

nov 08

Paradas desativadas na Antonio Falcão

1457757_700222416656192_1504855947_n
A Avenida Antônio Falcão aqui em Recife possui varias paradas que foram abandonadas depois da inauguração do TI Tancredo Neves, mas curiosamente, apesar de destivadas, possuem historias curiosas para serem conhecidas.

A parada 010160 (foto), desativada em abril deste ano com a inauguração do TI neves, durante muitos dias era possível ver pessoas esperando o ônibus 023, pois a mudança de seu itinerário não foi comunicada a população. Conforme os dias foram passando, a parada que deixou de receber ônibus, passou a ser ponto comercial de pessoas que literalmente invadiram a parada. Chama a atenção também e que mesmo desativada, a sua publicidade eh regularmente trocada, como se a parada ainda estivesse em uso.

1461677_753472037999954_1178300774_n

Já a Parada 010161, que fica alguns metros a frente da anterior também tem uma historia a ser contada. O problema é que, sabe deus por que, ela foi relocada de uma área onde não havia estacionamento para uma onde é o estacionamento da loja o padeirão, o resultado é que pessoas estão estacionando dentro dela! E vale lembrar que essa parada NAO SERVE DE NADA! pois desde que abriu-se o TI Tancredo Neves, nemhuma linha a atende, sabe deus por que o grande recife fez essa lambança.

Enfim, eh lamentável ver o dinheiro da nossa tarifa, ser jogado no lixo dessa forma.

nov 08

Calculadora Cientifica não tão cientifica assim…

Estou fazendo um trabalho na faculdade que requer que eu calcule ângulos no formato graus minutos e segundos, e tendo pra isso ter que levar minha calculadora Casio para a faculdade todo dia. Decidi então procurar uma calculadora para o meu… Android que trabalhasse com o tal formato… Minhas capturas de tela não me deixam mentir, testei 15 calculadoras e NENHUMA DELAS suportava esse formato! (Apenas a Mobi permitia o cálculo no formato, mas as funções que precisava, seno, cosseno e tangente ficam numa outra tela, tornando muito difícil seu manuseio)

 

A solução para o problema que encontrei foi esta aqui, que apesar de ainda não ser a ideal já da uma boa ajuda.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.scaleasw.powercalc

mai 16

Inauguração do Blog

01 de julho de 2011

Olá Mundo

Estou inaugurando hoje este meu espaço, onde pretendo expor minha ideias sobre diversos assuntos, como tambem compartilhar algum momento que valha a pena compartilhar aqui!

Fiquem com saude!

ThiagoPE